domingo, 29 de abril de 2012

Conhecendo Painéis: Cessna 172

Mais uma postagem para o quadro Conhecendo Painéis.
Desta vez, vamos identificar os instrumentos do painel de um Cessna 172.


Este é o painel real de um C172 Skyhawk.
O que há nesse painel ? Explicaremos isso agora!



Bom, este é o painel do nosso C172.
No caso, este painel tem menos instrumentos que o painel mostrado acima, pois a versão acima, é "modernizada", tem mais instrumentos que o C172 da Carenado (versão mais antiga).
O Skyhawk tem instrumentos muito semelhantes ao seu irmão menor, o C152.
Vamos falar dos instrumentos (numerados de 1-29)*




1-Relógio: marca as horas, minutos e segundos

2-Velocímetro: marca a velocidade da aeronave. No C172, o velocímetro vai dos números 40 a 160.
Assim como no C152, temos os arcos coloridos (branco, verde, amarelo e laranja). A função deles já foi especificada na postagem "Conhecendo Painéis: Cessna 152"

3-Horizonte artificial: indica os movimentos da aeronave (subida, descida, curvas)

4-Altímetro: indica a altitude da aeronave.

5-Glide Slope Indicator: usado para em más condições visuais. Tem auxílio da frequência sintonizada em NAV1

6-COM1/NAV1 Indicator: indica a primeira frequência usada para comunicação. É usada para falar com as frequências de Solo, Torre, Aprox. Centers (COM 1), indica a frequência de NAV1. É auxiliar do Glide Slope Indicator (NAV1)

7-Sucção: indica a pressão elétrica que está alimentando os instrumentos. É necessário que fique na posição verde.

8-Fuel Indicator: indica a quantidade de combustível presente nos lados esquerdo e direito da aeronave.

9-Oil Pressure Indicator: indica a pressão e temperatura do óleo.

10-Ammeter: indica a carga da Bateria. Caso o ponteiro não esteja indicando 0 (carga normal), o Alternador pode estar com defeito.
Para o Ammeter funcionar, é necessário ligar a bateria e depois acionar o motor da aeronave. Após isso, deve-se ligar o Alternador. A carga TEM de ficar centralizada (0)

11-Turn Coordinator: indica o ângulo de curva que a aeronave está fazendo.

12-Heading Indicator: indica a direção que a aeronave está seguindo

13-Vertical Speed Indicator: indica o grau de altitude que aeronave está subindo ou descendo, juntamente da velocidade.

14-Glide Slope Indicator: mesma função do Nº5, mas este é usado na frequência NAV2

15-ADF Indicator: indica a posição da aeronave em relação à estação de rádio.

16-Master Switches: lugar onde ficam a Bateria Master e o Alternador Master.
A Bateria dá energia para a aeronave (motor, rádio, transponder) e o Alternador é uma força auxiliar para a bateria.

17-Primer: injeta mais combustível para o motor. Usado apenas em caso do motor estar gelado.
Também é usado no primeiro voo do dia.

18- Magnetos: onde insere-se a chave para realizar o acionamento. Pode estar em 5 posições:
OFF (desligado), Left (Magneto Esquerdo), Right (Magneto Direito), Both (Ambos os lados) e Start (Acionar)

19-Avionics Master: chave que liga/desliga os aviônicos da aeronave.

20-Lights. São as luzes da aeronave. No Cessna 172, existem 5:
Panel (luz de painel, fica no teto), Nav (verde e vermelha, ficam na ponta das asas), Beacon (anti-colisão), Landing (luz de pouso) e Taxi (usada para taxiar)


21-Manetes. O manete preto é o Throttle, que injeta potência no motor da aeronave (0-100%).
Já o vermelho é a Mistura, que injeta combustível para o motor da aeronave.

22-COM2/NAV2: indica a segunda frequência usada para comunicação (COM1), indica a frequência de NAV2. É auxiliar do Glide Slope Indicator (NAV2)

23-Rádio ADF: ajuda a localizar a distância entre uma aeronave e uma estação de rádio.

24-Transponder: avisa a localização de uma aeronave via Radar.
Pode ficar em até 5 posições:
OFF (desligado), STBY (Aguardando, Stand-by), ON (ligado), ALT (usado para voo) e TST (Teste).
O transponder tem números que vão de 0 à 7. Eles são passados pela Torre durante os voos (VFR) ou antes deles (IFR)

 25-Parking Brake: freio de estacionamento da aeronave.




Ainda temos mais 4 instrumentos.

26-Flaps Control: controla a posição dos Flaps, que pode ir de 0 até 40º (no C172)

27-Trim: é o compensador. Ajuda a aeronave subir ou descer. São auxiliares dos ailerons.

28-Microfone: usado para diálogo com a torre/aproximação/centro na frequência sintonizada.

29-Fuel Tank Selector: seleciona o tanque de combustível que será utilizado no voo.
Pode ficar em até 4 posições: Left (tanque esquerdo), Right (tanque direito), All (ambos/todos os tanques) e Off (nenhum/desligado).

Um instrumento que acabou não sendo marcado, foi o Tachometer, que marca o tempo de voo da aeronave, do momento do acionamento até a hora que o motor é desligado.

É isso Cmtes.
Espero que tenham gostado.
Um bom início de semana à todos !
Até mais

2 comentários:

  1. Caro amigo, vc teria os instrumentos do Cesnna 172 do Flight simulator 2004 com os nomes dos intrumentos ??? agradecido - Armando

    armando.barbosasom@gmail.com

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  2. Armando, desculpe, mas não entendi sua pergunta.
    Poderia explicar melhor ?

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